fbpx

Encontrar formas mais criativas para fomentar nosso desenvolvimento pessoal e profissional é URGENTE!

Priorizar o AUTOCONHECIMENTO e nutrir a CRIATIVIDADE são as chaves para uma vida mais leve e alegre.

Por isso, a psicóloga e arteterapeuta Bianca Solléro reuniu seus estudos e sua bagagem vivencial num curso introdutório de Criatividade e Desenvolvimento Humano,

para capacitar terapeutas, educadores e líderes/gestores de equipe a ampliarem sua percepção e suas práticas de apoio ao desenvolvimento da pessoa.

O primeiro módulo já aconteceu ao vivo mas ainda dá tempo de você assistir as aulas gravadas para acompanhar o módulo 2 que começa dia 18 de outubro!

Todas as aulas são gravadas e ficarão disponíveis para você por um ano!!!

Sobre a professora:

Bianca Solléro formou-se em 2008 na Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2010 concluiu sua pós gradução em Arteterapia pela abordagem Junguiana e em 2011 graduou-se em Psicologia.

De lá para cá...

  • lecionou Artes para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
  • foi Gestora de Talentos e Trainner em empresas renomadas com destaque para a Coca-Cola Solar Br;
  • foi consultora do  primeiro curso online de Criatividade do Brasil (o Reaprendizagem Criativa e o CriCriCri);
  • foi apresentadora oficial de dois programas nacionais da Faber-Castell (o “Serviço de atendimento à Criatividade” disponível no YouTube e o “Programa de Aprendizagem Criativa” exclusivo para clientes Faber-Castell Educação);
  • atendeu cerca de 100 pessoas em seu consultório clínico de Psicologia e Arteterapia;
  • palestrou para o renomado evento de palestras, reconhecido internacionalmente, o TEDx;
  • escreveu e publicou o livro “Pare de Perguntar o que seu filho vai ser” (Literare,2019);
  • desenvolveu as Jornadas AutoCriativas “Infinito Particular” e “Sagrado Particular” e
  • criou, facilitou e sustentou o Retiro AutoCriativo (uma imersão de 4 dias em Arteterapia) para um grupo de 20 mulheres.

Para quem é este Grupo de Estudos?

  • Psicólogos (as),
  • Arteterapeutas,
  • Terapeutas Integrativos,
  • Educadores,
  • Líderes e gestores de Equipes;
  • Profissionais da Saúde
  • e curiosos sobre como a Criatividade funciona como catalisador do Desenvolvimento Humano

Porque estudar Criatividade e Desenvolvimento Humano?

  • Para um viver (e uma atuação profisisonal) mais lúcido e coerente, considerando a eterna mutabilidade da vida e dos contextos ao nosso redor;
  • Para ampliar sua auto-percepção e aproximar-se de seu compromisso de auto-atualização e realização;
  • Para você, terapeuta, ampliar seu repertório de análise e de condução nos processos terapêuticos que conduz.
  • Para você, gestor de equipe, ampliar sua percepção sobre as pessoas e adquirir recursos para orientar trilhas de desenvolvimento e para fazer uma avaliação mais criativa de desempenho

O que você vai estudar?

MÓDULO #01: Introdução à Criatividade

  • 16/08, 9h às 10h:
    • Encontro Inicial – apresentação da professora e dos colegas. Configuração do clima deste grupo de estudos.
  • AULA 1, 23/08, 9h às 10h30:
    • O que é e o que não é Criatividade? – Conceituação; Noção básica do processo criativo; Elementos Fundamentais do Agir Criativo. 
  • AULA 2, 30/08, 9h às 10h30:
    • A essência do desenvolvimento humano criativo – O papel da Criatividade no desenvolvimento humano pela ótica da teoria sistêmica; Diferenciação entre Criatividade Pragmática e Sustentável; A tríade do desenvolvimento Criativo.
  • AULA 3, 06/09, 9h às 10h30:
    • Tipologias de Arne Dietrich – Diferenciação dos 4 tipos de criatividade e suas implicações contemporâneas no que tange a evolução humana.
  • Sexta-feira, 07/10, 14h às 16h:
    • Fórum de trocas e tira-dúvidas – Um panorama geral sobre as aulas anteriores focando na troca entre alunos e tira-dúvidas. Intervalo de um mês desde a última aula propício para ver ou rever aulas gravadas.

MÓDULO #02: Criatividade e Desenvolvimento Humano

Módulo 1 é pré-requisito.

  • AULA 1, 18/10, 9h às 10h30:
    • A crise do sentido – criatividade como proponente do sentido; o sentido como proponente do desenvolvimento humano; espiritualidade como canal criativo.
  • AULA 2, 25/10, 9h às 10h30:
    • O Medo da Criatividade e a Normosea origem do medo, o medo do feminino, o medo da luz; a anomalia da normalidade.
  • AULA 3, 01/11, 9h às 10h30:
    • Funções da Imaginaçãoa ambiguidade da imaginação do ponto de vista de Kierkegaard e as funções da Imaginação Simbólica de Gilbert Durand.
  • AULA 4, 8/11, 9h às 10h30:
    • Individuação como realização moral – a dimensão ética do processo terapêutico e seu compromisso com a criatividade e o cuidado integral.
  • Sexta-feira, 18/11, 14h às 16h:
    • Fórum de trocas e tira-dúvidas – Um panorama geral sobre as aulas deste módulo focando na troca entre alunos e tira-dúvidas. Intervalo de dez dias desde a última aula propício para ver ou rever aulas gravadas.

MÓDULO #03: Práticas Criativas para Profissionais da Saúde

Módulos 1 e 2 são pré-requisito.

  • AULA 1, 22/11, 9h às 10h30:
    • Abstrato e Escrita Criativa – a metodologia-base de todos os processos desenhados e guiados por Bianca Solléro
  • AULA 2, 29/11, 9h às 10h30:
    • Teoria e técnica do Desenho Circular – o poder do GESTO, do ABSTRATO e da INTENÇÃO; uma prática iniciática e de alta aderência para todos os clientes, inclusive os mais resistentes à criatividade ou à arteterapia.
  • AULA 3, 06/12, 9h às 10h30:
    • A música como moldura temática – como criar um ciclo terapêutico a partir de uma música; receberão o modelo estruturado de um ciclo terapêutico “Eu caçador de mim”.
  • AULA 4, 13/12, 9h às 10h30:
    • Autorretrato: é tudo sobre mimcomo “desenhar-te a ti mesmo” sem saber desenhar; a importância do espelho num processo criativo de autoconhecimento.
  • AULA 5, 20/12, 9h às 10h30:
    • Seminárioalunos apresentarão suas primeiras aplicações técnicas e discutiremos teoria e prática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMABILE, Teresa M. Growing Up Creative. Buffalo, NY: CEF Press, 1989
AMABILE, Teresa., and Juliana Pillemer. Perspectives on the Social Psychology of Creativity. Journal of Creative Behavior 46, n.01 (2012) p.3-15
BARRETO, Marco H. A dimensão ética da Psicologia Analítica: individuação como “Realização Moral”. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, Vol.21, N.1, P.91 – 105, 2009
CARD, Michael. Cristo e a Criatividade – rabiscando na areia. Tradução Jorge Camargo. Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2002.
CREMA, Roberto. Cuidado Integral – quinta força em terapia. In: CREMA, Roberto. O poder do Encontro – A origem do cuidado. 2a. edição. São Paulo: Tumiak Produções, 2018. p. 22-28
CREMA, Roberto. Normose, anomalia da normalidade. In: CREMA, Roberto. O poder do Encontro. 2a. edição. São Paulo: Tumiak Produções, 2018. p. 21-22
DIETRICH, Arne. Neurocognitive mechanisms underlying the experience of flow. Consciousness and Cognition, 2004, Vol. 13, 746–761
DURAND, Gilbert. As funções da Imaginação Simbólica. In: DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Editora Cultrix, 1988. p.99-111
JOHNSON, Robert A. O inconsciente e sua linguagem. In: JOHNSON, Robert A. A chave do Reino Interior. Tradução Dilma Gelli. São Paulo: Mercuryo, 1989. p7-9
KOLTUV, Bárbara B. Criatividade e Realização. In: Koltuv, Bárbara B. A tecelã: uma jornada iniciática rumo à Individuação Feminina. São Paulo: Editora Cultrix, 2020.p.101 – 118.
NEUMANN, Erich. O medo do Feminino. In: Neumann, Erich. O medo do Feminino. São Paulo: Paulus, 2000.p.218 – 270.
SAMPAIO, Silvia S. Kierkegaard: a ambiguidade da imaginação. Trans/Form/Ação, São Paulo, 26(1): 87-96, 2003
ZOHAR, Danah. e Ian Marshal. A crise do sentido. In: ZOHAR, Danah. e Ian Marshal. Inteligência Espiritual. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2012.

CERTIFICADO & CARGA HORÁRIA

Aulas ao vivo e online! Serão gravadas e disponibilizadas para os participantes inscritos que não puderem assistir ao vivo.

Será oferecido certificado de participação aos inscritos com as seguintes cargas-horárias:

Módulo 1: 21h/a (7h30 aula ao vivo + 15h de leitura prévia)

Módulo 2: 30h/a (8h aula ao vivo + 22h de leitura prévia)

Módulo 3: 21h/a (7h30 de aula ao vivo + 7h de leitura prévia + 7h de aplicação prática e elaboração)

Inscrições de 13/07/22 a 15/08/22

Você pode se inscrever separadamente em cada módulo, no prazo de até 24h antes da primeira aula, ou pode já garantir sua vaga com descontos especiais nos “combos”!

Investimento:

R$305 cada módulo (preços especiais para os combos)

Módulo 1: R$305 para dividir em até 12x (juros da operadora) ou R$297 via PIX

Combo Teórico com Módulos 1 & 2: de R$610 por R$593 em até 12x (juros da operadora) ou R$530 via PIX

Combo Prático com Módulos 1, 2 & 3: de R$930 por R$880 em até 12x (juros da operadora) ou R$800 via PIX